sexta-feira, 23 de maio de 2008

José Júnior, um erro de "Casting"? (Cont...)





Porque será que me lembrei de reavivar este tema?

Todos os que ouviram o programa da RCB, se recordam da introdução, senão ouçam de novo, está logo no início! Mais uma vez se faz referência ao José Júnior, sem que, com isto se retire qualquer espécie de brilhantismo ao programa, que reitero, foi excelente.

Convido todos os sanjorgenses a regressar às origens da Mailing List, já quase esquecida e moribunda, entrar e pesquisar mensagens por "José Júnior", aparecerão algumas páginas de mensagens sobre o tema! Eu retirei, de uma delas, um texto que escrevi em 27 de Junho de 2003:


Caros
Provavelmente vou correr o risco de não entrar na sintonia, mas tenho um nó na garganta! E, o José Júnior não me sai da memória desde que se falou deste assunto. Eu conheci o “Júnior”, era assim que lhe chamavam.

E, era um ser humano, independentemente dos atributos com que já o classificaram. Mas, não há homens de 1ª e homens de 2ª, há HOMENS.

Ninguém é senhor do futuro, todos os caminhos estão em aberto! Algum de nós, se por ironia do destino, tivesse um percurso idêntico, gostaria de se ver retratado desta maneira?

Vou dizer-vos mais, em S. Jorge, naquela altura, não houve um José Júnior, existiram, que eu me lembre, vários! O “Ti Pedro Bernardo” , o “Ti Zé Bento”, o “Man’el Ceguinho da Panasqueira”, algumas vezes o “Ti Manel dos Bigodes da Panasqueira”…. Todos “acarinhados” da mesma maneira.

Mas vamos falar do “Júnior” que vivia à Ponte na palheira da tia “Cardosa” – a minha querida avó – vivia sozinho, bebia do que tinha e do que lhe davam, comia do que sobrava, dormia na palha e nada mais pedia, só que o deixassem em paz.

Será isto uma provocação para algum de nós? Algum de nós desejaria este destino? Não quero saber porque é que o “Júnior” era assim! Era assim e pronto! Não tinha que ser apedrejado por isto! Ou tinha? Então porque é que era apedrejado? Só porque estava embriagado?

O que foi escrito, não é uma falsidade, também não é uma realidade generalizada, é um facto! O José Júnior morreu! Vítima de uma infecção provocada por fracturas múltiplas, nas pernas, nos braços, no abdómen… infringidas por agressões GRATÚITAS. E, provavelmente vítima da maior das agressões: a INDIFERENÇA. Sinto que o “Júnior” continua a “sofrer”.

Pelos vistos a indiferença continua e, a sua morte, ainda não está consumada.

Eu, pela minha parte, já tinha colocado uma placa “aos paralelos”:
“Praça José Júnior – Sanjorgense” Para que não se apague, nunca, da nossa memória, o que não se deve fazer, já que, tantas vezes, não sabemos o que fazer.

Descansa em paz “Júnior”!

Nota
Se quiserem criar um movimento de solidariedade para o restabelecimento
da memória do José Júnior, contem comigo.
Acrescento, que nunca me esqueci dele!
… e não me importo de continuar a ser o único!
Cumprimentos,
Vitor do Carmo Baptista


Não sei se é possível o acesso directo ao link, mas as mensagens estão aqui, talvez possam reavivar memórias e consciências: http://br.groups.yahoo.com/group/cebola_s_jorge/msearch?query=josé+Júnior&pos=0&cnt=10

PS. Espero que todo este vasto espólio não desapareça!

Sem comentários: