quinta-feira, 28 de novembro de 2013

pop neoliberal

Gosto que este Henrique Raposo assuma esta posição, o paladino de uma direita radical que preferia que tivesse sido um cacique a "comandar" o 25 de Novembro no lugar de Ramalho Eanes. Hoje teríamos, um presidente, um governo e um tribunal constitucional!... vejam (só) a desgraça que era!

Não aconteceu.

Sou um admirador de Sá Carneiro nos seus ideais da social democracia. Nunca lhe apreciei a linha, redutora, de uma concentração de todos os poderes, que quase resultou na sua única marca. Acredito que o combate político e a diversidade de oponentes, na cena, é sempre preferível a um Estado monolítico de ideias e de ideais.

Este é o enfant terrible da pop neoliberal, farta-se de "cagar postas de pescada", tipo Nuno Rogeiro d'outros tempos. Não percebe e também não está interessado em perceber, qual foi a vivência do Portugal de 74 a 85. Mas não será a sua indiferença perante tudo o que desconhece ou tudo o que não vivenciou que vai retirar a esses momentos únicos, o seu ideal revolucionário, o seu carácter ideológico de pendor romântico e anárquico. A experiência do desconhecido e o medo do imprevisível, assustam os que usam a informação para limitar a mundividência à leitura do aparo da sua caneta e ao registo datado, zombando, com arrogância e despeito, das linguagens que abrem os novos caminhos e as novas alternativas. Ler tudo à luz da velocidade das redes sociais de que hoje dispomos e imaginar que as transformações se operavam in illo tempore de uma semana para a outra (à boa maneira do "jogo" do tipo Moreira de Sá, com tese e tudo) é de um profundo pedantismo.


Não Riquinho, as transformações operaram-se com com paixão, com substância e com combate. Mudavam-se as mentalidades, com as ideias, não era com a força da fome e da miséria, como o Riquinho advoga e com que rejubila.


Ah! isto tudo para (lhe) dizer que, ao contrário do menino, penso que "Eanes (não) fez sempre a vida negra aos políticos que pretendiam normalizar o regime", Eanes, foi parte da normalização.

Sem comentários: