14-Fev-2012 | |
![]()
No final da cerimónia, efectuada no dia de abertura da Expomoto, num Auditório do Centro de Exposições da Batalha completamente lotado, foram centenas os aventureiros a formalizar a inscrição para a grande maratona mototurística, agendada para 7 a 9 de Junho.
Confirmando a expectativa gerada ano após ano, com desenho de percurso capaz de surpreender os mais experientes viajantes como os maiores conhecedores das belezas nacionais, a 14ª edição do Portugal de Lés-a-Lés terá um trajecto inovador, com regresso ao interior do país, depois de estreante partida de Tavira. Além dos aplaudidos regressos a Covilhã e a Boticas, com um final de festa em grande e direito a ecrã gigante para assistir ao Portugal-Alemanha, primeiro jogo da selecção nacional no Euro 2012.
Epílogo de uma viagem com início no sotavento algarvio, com muitas novidades desde o primeiro dia, sem o habitual prólogo para mais folgada deslocação até ao Parque de Feiras e Exposições de Tavira (agora que não há lugar ao feriado do Corpo de Deus), onde terão lugar as verificações técnicas e documentais, deixando tempo livre para a descoberta do concelho. Território pleno de motivos de interesse para descobrir a pé ou de moto, incluindo o Pego do Inferno, lagoa com cascata natural, palco para bom período de relaxe antes da grande aventura.
![]()
Marcante final de etapa, prelúdio do não menos promissor segundo dia, levando a caravana para Norte, rumo às Terras de Barroso. Mas antes, muito antes disso, o pequeno-almoço em S. Jorge da Beira, a primeira visita do Lés-a-Lés ao complexo mineiro da Panasqueira ou o prazer de condução na estrada entre Vide e Lagoa Comprida, ligação nova que é já conhecida pelos motociclistas locais como a Stelvio portuguesa, alusão às curvas bem desenhadas da famosa estrada italiana dos Alpes. Segue-se a entrada na granítica Beira Alta, magistralmente narrada nas Terras do Demo, de Aquilino Ribeiro, antes da chegada a Trás-os-Montes via Sabrosa, onde, além do merecido almoço, haverá lugar a momento de recriação histórica. Afinal não é todos os dias que Fernão de Magalhães, um dos mais ilustres filhos da terra, assinala a passagem marcando as tarjetas que atestam o cumprimento de todo o percurso.
S. Martinho de Anta, terra com outro filho famoso, Miguel Torga, e Vila Pouca de Aguiar são outros marcos na viagem até Boticas, concelho em que será possível visitar as bonitas e bem conservadas aldeias que não foram vistas no prólogo aqui efectuado há três anos. Já em Boticas, bem no centro, final em festa de elevado calibre e cuidada produção, com direito a ecrã gigante para ver o Portugal-Alemanha, jogo do Europeu de Futebol de 2012.
![]()
As inscrições, limitadas a 1000 participantes, estão abertas até 30 de Abril, devendo ser enviadas via CTT para a sede da Federação de Motociclismo de Portugal, mantendo-se o valor de inscrição (125 euros) inalterado há vários anos. Para o processo de inscrição é indispensável o Cartão de Motociclista da FMP cujo investimento de aquisição (20 euros para sócios de motoclubes, 25 euros para os restantes motociclistas) é amortizado pelos 10 euros em senhas de combustível fornecidas a cada participantes bem como de descontos de 6 cêntimos em litro de combustível nos postos aderentes da BP, seguro de acidentes pessoais cobrindo acidentes com veículos motorizados de duas rodas, desconto no aluguer de veículos, etc.
roubei aqui: http://www.lusomotores.com/content/view/12356/1/ |
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Pequeno Almoço em S. Jorge da Beira
Subscrever:
Mensagens (Atom)