quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Cebola - RTP - PRAÇA DA ALEGRIA

Viva S. Jorge da Beira, a Adelaide e meu primo "Tigre", Hermínio, agora promovido a condutor do TGV e o Fernando.
É assim a minha gente, foi ali que eu nasci e disso tenho muito orgulho, simples, alegres, vivos e autênticos, haverá alguma coisa melhor para preservar?



(ver video clique aqui)
RTP - PRAÇA DA ALEGRIA
Ver aos 17m e 45 segundos.


Adelaide Vilela - Poetisa


Hermínio "Tigre" e Fernando - Mineiros


PORTUGAL SEM FRONTEIRAS
Mais uma vez a Adelaide Vilela foi uma embaixatriz orgulhosa de S. Jorge da Beira, desta vez a "solo", mas nem assim as palavras lhe ficaram a meio:

Veja o video:
 1ª Parte





Depois deste set de apresentações da nova obra da Adelaide Vilela, "Horizontes de Saudade" fica-me um amargo de boca. O entusiasmo e o movimento que sinto à volta de determinados eventos que enriquecem S. Jorge da Beira, neste caso não tem correspondência. Algum recato até! 
É como se um filho da terra, ausente por tempos, subisse, no seu regresso, da Ponte até à Amoreira e as pessoas que antes, riam, "salvavam" e estavam às janelas e soleiras, à sua passagem se recolhessem, trancando portas e janelas.

Reconheço na sua obra um trabalho em prol da cultura portuguesa e uma ponte entre gerações e diferentes realidades de viver e sentir Portugal, tem  todo o meu respeito e incentivo. Digo isto sem rodeios, nem vassalagens. Nunca me ouviram elogiar a obra escrita, nem o estilo da Adelaide, não o sinto, não me toca e, eu, não o exprimo. Outra coisa é ver na Adelaide uma Mulher com objectivos, lutadora, generosa, amiga, desinteresada na partilha que faz do "seu palco", que não está ao alcance de todos. Esta sua passagem por Portugal é um exemplo do que acabo de dizer.

Não vou esconder que o principal objectivo da Adelaide é a promoção do seu livro, mas sem esquecer esse objectivo, juntou-lhe a divulgação da sua Região, da sua terra e das suas gentes, enobrecendo-o.

Pergunto, isto não devia ser motivo de regozijo para todos?  Ou, a Adelaide, esteve mal quando aproveitou para levar o nome e as gentes de S. Jorge à ribalta?